SOBRE A DENOMINAÇÃO (POR QUE ETHNÓS?)

Desde dezembro de 2000, encontra-se em funcionamento, o grupo de estudo e pesquisa “Estudos Etnográficos em Educação Física eEsporte” –ETHNÓS. Este grupo teve origem na confluência de interesses de duas situações. A primeira a partir de proposta dos participantes do curso “Pesquisa emEducação Física e Esportes: estudos etnográficos” realizado no VIII Encontro de Pesquisa em Educação Física e Esportes acontecido na ESEF-UPE, em novembro de 2000. A segunda foi o interesse de um grupo de alunos da graduação em realizar uma pesquisa de campo acerca da Educação Física na escola de educação básica.

A opção pela denominação ETHNÓS, advinda do grego eque significa raça, povo, se deve, não pela ideia de fazer estudos propriamente étnicos, antropológicos, etnográficos, e sim pela intenção de que os diferentes estudos, realizados neste grupo, procurem uma aproximação com investigações de tipo etnográficas, tendo como elementos comuns a observação, a descrição e a análise das manifestações culturais dos sujeitos de determinados tempos e espaços sociais.

A OPÇÃO POR ESTUDOS DE TIPO ETNOGRÁFICOS:

A ETNOGRAFIA é comumente compreendida como área de estudo que objetiva a descrição dos povos (língua, raça, religião etc.) ede suas manifestações materiais de atividade; ou ainda como disciplina integrante da ETNOLOGIA. Esta última é entendida como ramo da antropologia que estuda a cultura dos chamados povos naturais (Aurélio, 1986, p. 733).

Para Spradley (1979) a etnografia desenvolveu-se como uma tendência de estudos da área da antropologia cuja principal preocupação erao significado das ações e eventos para as pessoas ou grupos estudados. Alguns desses significados são diretamente expressos pela linguagem, outros são transmitidos indiretamente por meio das ações.

O autor afirma que, em toda sociedade, as pessoas usam sistemas complexos de significados para organizar seu comportamento, para entender a sua própria pessoa e os outros e para dar sentido ao mundo em que vivem.Tais sistemas de significados constituem a sua cultura.

Em síntese pode-se afirmar que a etnografia é um tipo de pesquisa que estuda a relação cultura e sociedade. Etimologicamente etnografia significa ‘descrição cultural’. Porém, na área pedagógica, existem diferenças do foco estabelecido por um estudo etnográfico na área antropológica (André, 1995, p. 27).

Existem certos requisitos de um estudo etnográfico, que os estudos da área pedagógica, não têm que, necessariamente, cumpri-los, como por exemplo: longa permanência do pesquisador em campo; contato com outras culturas; uso de amplas categorias sociais para análise dos dados.

É fato bastante conhecido que um estudo etnográfico, por exemplo, pode seguir uma linha funcional-estruturalista ou pode situar-se nos diferentes matizes da fenomenologia ou ainda pode vincular-se à teoria crítica ou ao materialismo histórico (ANDRÉ, 1995, p. 23).

No caso deste grupo de estudos procurar-se-á estabelecer um caminho do pensamento que se aproxime dos fundamentos epistemológicos da abordagem dialética, em duas de suas vertentes: a materialista histórica e a hermenêutica dialética.

NOSSA PRIMEIRA LOGOMARCA

Primeira logomarca do ETHNÓS by Natécia Carvalho

Ethnos quer dizer povo, raça, grupo cultural. Refere-se à características do universo cultural de um determinado grupo social. Diz respeito ao convívio com a cultura, à produção desta em intimidade e experiência intensa,diante do que acontece no momento e no contexto do acontecimento. É o ser humano em seu “contexto de VIDA”, imerso totalmente nas suas relações com o mundo.

Quando se olha de imediato o desenho, se destaca a percepção da pessoa (o ser humano, ou a criança). Pode-se pensar nesse contexto, o homem no cerne do conhecimento, pois ele é parte de um todo, da vida,do ambiente e do próprio conhecimento que gera vida.A partir dessa leitura da imagem, basta se fazer as relações com o conhecimento produzido no contexto da Educação Física (a quem se destina? Como se faz? Com qual finalidade?...)

NOSSA SEGUNDA LOGOMARCA

Atual logomarca do ETHNÓS by Hilnard Travassos

O símbolo representa a reconfiguração e reinterpretação de um famoso desenho de Leonardo da Vinci - O homem vitruviano.

Neste desenho, de aproximadamente 1490, Da Vinci recupera a produção de um pensador romano Marcus VitruviusPollio, do século I a.C., que representa um símbolo da simetria, baseado em raciocínio matemático, apresentando um modelo de homem em perfeitas proporções corporais.

O desenho retrata um homem nú em duas posições sobrepostas, ao mesmo tempo separada e simultânea em que braços e pernas circunscrevem um círculo e um quadrado. Em forma de cruz os braços e pés são inscritos juntos no quadrado. De outro, quase em “X” a elevação dos braços e afastamento das pernas são inscritos no círculo. Isso denota movimento em observação as duas posições.

Quando posicionamos o eixo principal do humano, representado de braços e pernas abertos, com inclinação à esquerda do desenho procuramos apontar nossas opções ideológicas. Porém em outros eixos é possível perceber a possibilidade de outros sujeitos, num coletivo – Nós, compondo contradições e confluências de relações,inclusive não mais em simetria, por ter um membro corporal (braço ou perna) fora das proporções do desenho.

Expusemos um corpo humano não mais nú e numa coloração e ainda sem definir questões de gênero. No entanto retiramos o quadrado para optar pelo círculo como radical dos condicionantes e determinantes, dinâmica e dialeticamente situados de nosso contexto social – Eth.

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