CONHECIMENTO E INTERVENÇÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: as aproximações existentes no núcleo da Universidade de Pernambuco. (Capítulo de livro:

BRASILEIRO, L. T.; LORENZINI, A. N. ; MELO, M. T. ; SOUZA JR, Marcílio . CONHECIMENTO E INTERVENÇÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: as aproximações existentes no núcleo da Universidade de Pernambuco. In: Sidinei Pithan da Silva. (Org.). CONHECIMENTO E FORMAÇÃO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2023, v. único, p. 103-118

A vida nas escolas: por uma prática político-pedagógica crítica na educação física escolar. (Capítulo de livro: Nexos entre a perspectiva crítico supe

TENÓRIO, K. M. R. ; BRASILEIRO, L. T. ; SOUZA JR, Marcílio . Nexos entre a perspectiva crítico superadora de educação física e a psicologia histórico-cultural. In: Daniel Teixeira Maldonado. (Org.). A vida nas escolas: por uma prática político-pedagógica crítica na educação física escolar. 1ed. Curtitiba: CRV, 2023, v. único, p. 47-62.

Produção do conhecimento sobre ensino de Dança na escola

BRASILEIRO, L. T.. Produção do conhecimento sobre ensino de Dança na escola. 1. ed. RECIFE: EDUPE, 2023.

Futebol: um fenômeno sociocultural

Hora Júnior, Pedro Fernando de Menezes da. Futebol: um fenômeno sociocultural. /Pedro Fernando de Menezes da Hora Júnior. - Recife: do autor, 2023. 114 f.: il. Produto educacional proveniente da Dissertação intitulada Futebol, um fenômeno sociocultural: desafios e possibilidades no Ensino Médio. - Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF. No Polo: Escola Superior de Educação Física (ESEF-UPE) e ao núcleo de Educação a Distância da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho. Universidade de Pernambuco, Campus Santo Amaro, Recife-PE, 2023. 1. Futebol. 2. Fenômeno sociocultural. 3. Esporte. I. Santos, Ilka Souza dos, il. II. Universidade de Pernambuco - Campus Santo Amaro - Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF (ESEF-UPE) e ao núcleo de Educação a Distância da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho. III. Título.

Dança - Educação Física: (in)tensas relações.

BRASILEIRO, L. T.. Dança - Educação Física: (in)tensas relações. 1. ed. RECIFE: EDUPE, 2022. v. 1. 165p

Dançar com o currículo cultural da educação física: histórias, imagens e performances / Adriana de Faria Gehres, Marcos Garcia Neira.

Gehres, Adriana de Faria. Dançar com o currículo cultural da educação física: histórias, imagens e performances / Adriana de Faria Gehres, Marcos Garcia Neira. – Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2021. http://www.gpef.fe.usp.br/livros/gehres_neira_01.pdf

Educação em Tempo Integral: ampliação de tempos, espaços e horizontes. Recife: Editora UFPE, 2018. Cap.3 PAIVA; FIGUEIREDO; OLIVEIRA; FALCÃO; SOUZA JÚ

CASTRO, Ana Emília Gonçalves; ALENCAR, Ana Lúcia Hazin; RODRIGUES, Cibele Maria Lima; OLIVEIRA, Cleide de Fatíma Galiza de (Orgs.). Educação em Tempo Integral: ampliação de tempos, espaços e horizontes. Recife: Editora UFPE, 2018. Cap. 3 - PAIVA; FIGUEIREDO; OLIVEIRA; FALCÃO; SOUZA JÚNIOR. p. 67-94

Ensino de Educação Física e Formação Humana - LORENZINI; PAIVA; TENÓRIO; BRASILEIRO; MELO; SOUZA JÚNIOR; BARBOZA; OLIVEIRA. p.115-140.

LORENZINI, Ana Rita ; PAIVA, Andrea Carla de ; TENÓRIO, Kadja Michele Ramos ; BRASILEIRO, Lívia Tenório ; MELO, Marcelo Soares Tavares de ; Souza Júnior, Marcílio ; BARBOZA, R. G. ; OLIVEIRA, Rodrigo Falcão Cabral de . Metodologia do ensino de educação física: gênese, desenvolvimento e atualidade na perspectiva crítico-superadora. In: Luciana Pedrosa Marcassa; Admir Soares de Almeida Júnior; Carolina Picchetti Nascimento. (Org.). Ensino de educação física e formação humana. 1ed.Curitiba: Appris, 2021, v. 1, p. 115-140.

Cap. 5 - Organização dos saberes escolares na educação física à luz da perspectiva crítico superadora

Ciências do Esporte, Educação Física e Produção do Conhecimento em 40 Anos de CBCE Fabiano Bossle Pedro Athayde Larissa Lara Organizadores S É R I E 40 ANOS Educação física escolar

O saber e o fazer pedagógicos: a Educação Física como componente curricular:?... isso é história.

Marcílio Souza Junior