MAPEAMENTO EM REDE DAS ESCOLAS DE DANÇA E GRUPOS DE DANÇA EM PERNAMBUCO: ZONA DA MATA, AGRESTE, SERTÃO E SÃO FRANCISCO



Este estudo integra o projeto “Configurações da dança em Pernambuco: um mapeamento em rede”, que apresenta como objetivo geral descrever as configurações da dança em Pernambuco, nas suas mais diversas manifestações, relacionando-as com o ensino da dança nas escolas.


Em seu conjunto a pesquisa objetivou construir um mapa de fluxos dos fazedores de dança no Estado de Pernambuco, seus sujeitos e as instituições, apontando para a identificação dos grupos, companhias, coletivos, escolas de dança, escolas e colégios da rede de ensino no Estado de Pernambuco que desenvolvam trabalhos no âmbito da dança, estabelecendo relações entre os mesmos (GEHRES; BRASILEIRO, 2014).


A noção de rede social é desenvolvida na antropologia observando-se os processos sociais que envolvem conexões que transpassam os limites de grupos e categorias. As conexões interpessoais que surgem a partir da afiliação a um grupo fazem parte da rede social total tanto quanto aquelas que vinculam pessoas de grupos diferentes (Barnes, 1987).


Nossa investigação partiu dessa noção de rede e se constituiu na descrição das diádicas entre fazedores de dança no Estado de Pernambuco, na identificação de estrelas, zonas e densidades de relação nos processos de formação e atuação em dança (Barnes, 1987).


No desenvolvimento do projeto, desde 2014, foram caracterizados os profissionais, as instituições e os perfis das redes de dança de Recife e dos demais municípios da sua região metropolitana, excetuando-se Fernando de Noronha, para as escolas da educação básica, projetos sociais, grupos de dança e escolas de dança separadamente (BARROS, 2017; CABRAL, 2017; CAMPELO, 2016; MONTEIRO, 2017; MOTTA, 2016; PAULA, 2017; SILVA, 2016; SILVA, 2017) 1 , totalizando 207 sujeitos. As redes foram descritas a partir das relações diádicas (BARNES, 1987), desenvolvidas pelos fazedores e fazedoras da dança e foi constatado que: a) na maioria das redes identificadas o número de relações entre os sujeitos apresentava-se maior (densidade) durante o processo de formação, que nas relações de atuação em dança; b) a relação com a educação básica se estabelecia através do desenvolvimento pelos sujeitos de atividades diversificadas.


Contudo, essas constatações nos levaram a interrogar: o que esses dados podem nos informar sobre movimentos e fluxos no sentido de alterar a conformação dessas redes.
Para tanto, realizamos uma pesquisa teórica sobre as metodologias de investigação e descrição de redes sociais para contribuir de forma mais efetiva para a produção de políticas públicas para a dança e ampliamos o nosso referencial teórico-metodológico para o desenvolvimento dessa etapa da pesquisa que teve por objetivo: descrever as configurações da dança em Pernambuco, entendida como rede, nas suas manifestações de escolas de dança e grupos de dança, na Zona da Mata Agreste e Sertão.

 


- Projeto desenvolvido na Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (2014-2018). Financiamento: IC/UPE/CNPq; IC/PFA/UPE; FUNCULTURA – Secretaria de Cultura – Governo do Estado de Pernambuco.